0

Aplique a cromoterapia para ter mais qualidade de vida

A cromoterapia é uma técnica reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1976. Ela é uma das principais terapias alternativas. Então, aplique a cromoterapia para ter mais qualidade de vida.

Esse método tem como base a ação das cores para influenciar no estado de humor. O objetivo é equilibrar a saúde emocional, física, mental e espiritual. Logo, a cromoterapia é utilizada para despertar a sensação de bem-estar.

O que é cromoterapia?

A cromoterapia é uma prática natural que utiliza a vibração cromática para tratar o paciente de forma completa. Cada cor possui um aspecto terapêutico diferente, atuando em um órgão ou chakra (ponto de energia no corpo).

Dessa forma, quando a terapia das cores é aplicada, cada tom atua em uma área bloqueada ou em desequilíbrio. Ao harmonizar a parte doente, o objetivo é eliminar as causas das enfermidades físicas e prevenir doenças futuras.

A cromoterapia pode ser realizada com o uso de bastões luminosos, por meio das cores de um ambiente, com banhos de luz ou até mesmo ao utilizar uma cor específica de roupas.

O significado das cores na cromoterapia

A cromoterapia trabalha com as sete cores do arco-íris, que são: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. Veja mais sobre as propriedades de cada uma e como elas podem ajudam você a ter mais qualidade de vida.

Vermelho

Relacionada à paixão, sexualidade, conquista, ação e ao poder. Essa cor é a mais indicada para combater a depressão e o desânimo.

  • Chakra trabalhado: Básico ou Raiz.

  • Forma que atua no corpo: aumenta a pressão sanguínea, a frequência cardíaca e ativa a circulação.

Laranja


Associada ao sucesso, à disposição, à alegria e à renovação de energias. Incentiva a coragem, a recuperação emocional, a cognição e o otimismo.

  • Chakra trabalhado: Sexual ou Sacro.

  • Forma que atua no corpo: melhorar as vias respiratórias e estimula a circulação sanguínea.

Amarelo

Essa cor está relacionada com o raciocínio, a inteligência, o foco e a criatividade. O amarelo traz ânimo e descontração.

  • Chakra trabalhado: do Plexo Solar.

  • Forma que atua no corpo: proporciona mais alegria e age como um antidepressivo. A cor melhora as funções cardíacas e estimula o sistema digestivo.

Verde

Ele traz a calma e o equilíbrio. Sendo a cor que simboliza a natureza, o verde representa a saúde e a esperança, eliminando a tristeza.

Azul

O azul oferece mais serenidade, cama, harmonia, paciência e paz. Ele relaxa o corpo e a mente, sendo um grande auxiliar contra o estresse e insônia.

Em tons mais fortes, o azul tem propriedades analgésicas e antissépticas, sendo úteis para aliviar problemas de garganta e febre em geral.

  • Chakra trabalhado: Laríngeo ou da Garganta

  • Forma que atua no corpo: melhora a qualidade do sono e, em tons mais intensos, age como antisséptico, analgésico, aliviando dores na garganta e febres.

Índigo

 

Essa cor é ótima para purificar ambientes e despertar a intuição. O índigo age harmonizando o paciente e o local em que for predominante.

  • Chakra trabalhado: Terceiro olho ou Frontal.
  • Forma que atua no corpo: equilibra as energias do corpo e elimina pensamentos excessivos.

Violeta

Esse tom é relacionado com a espiritualidade. É utilizado para limpar ambientes, transformar energias e isolar vibrações em desequilíbrio.

  • Chakra trabalhado: Coronário ou da Coroa

  • Forma que atua no corpo: harmoniza as emoções, desperta a fé e age como anti-inflamatório.

Agora que já sabe o efeito das cores, aplique a cromoterapia para ter mais qualidade de vida.  Para ajudar no seu tratamento complementar, você pode fazer uso de um suplemento natural contra a insônia, estresse, ansiedade e depressão. Aliado ao poder das cores, você ficará muito mais disposto e tranquilo.

 

Saúde Mental

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *