0

Descubra a aromaterapia e melhore seu dia

Os aromas têm o poder de trazer à mente recordações de diversos momentos. Seja o perfume de alguém querido ou o cheiro das flores da casa dos pais. Sendo assim, os cheiros ativam o cérebro diretamente. Há um tratamento que trabalha especificamente com óleos e plantas medicinais. Descubra a aromaterapia e melhore seu dia.

Esse método promete combater o estresse, o nervosismo, taquicardia, aumentar a libido e até mesmo atenuar os sintomas da depressão. Entenda mais sobre a aromaterapia e aprenda a utilizar as essências para sua saúde.

Como a ciência vê a aromaterapia?

Um estudo realizado pela USP (Universidade de São Paulo) verificou a eficiência da aromaterapia para diminuir os níveis de estresse. Foram avaliados 36 estudantes da área de saúde, com idade entre 18 e 29 anos.

Dentre eles, 18 realizaram 7 sessões com a  duração de 10 minutos. No tratamento, os participantes escolhidos inalaram uma mistura de óleos essenciais. Já  metade, não recebeu a técnica.

Para o grupo que recebeu a terapia, foi diagnosticada uma redução de 24% dos níveis de estresse, além de uma melhora de 19% nos casos de ansiedade. Já o grupo que não participou das sessões, teve uma melhora somente de 11% no nível de estresse.

De acordo com a psicologia, a técnica funciona porque o olfato é uma forma de ativar o sistema límbico, que é responsável por comportamentos e emoções. O aroma vai do bulbo-olfatório para o cérebro em cerca de 3 segundos. Por isso, os efeitos da aromaterapia são imediatos.

Quais os melhores aromas para estresse, insônia e ansiedade?

A aromaterapia é uma grande aliada para melhorar os sintomas de vários problemas emocionais. Para utilizar essa técnica, você pode borrifar algumas gotas misturadas com óleo essencial pelo ambiente. Outra forma eficaz, é unir os aromas com um óleo corporal e massagear o corpo.

Receita contra estresse

  • 5 gotas de óleo essencial de cedro;
  • 3 gotas de óleo essencial de palmarosa;
  • 3 gotas de óleo essencial de alecrim;
  • 2 litros de água.

Borrife essa mistura por sua casa e inspire lentamente, buscando relaxar.

Receita contra insônia

  • Perfume o ambiente com sachês ou gotas de óleo essencial de lavanda.
  • Outra opção é massagear os pés com 2 gotas de óleo essencial de manjerona.

Receita contra ansiedade

  • 2 gotas de óleo essencial de camomila;
  • 6 gotas de óleo essencial de lavanda;
  • 4 gotas de óleo essencial de ylang-ylang;
  • 20 ml de óleo vegetal de semente de uva.

Dilua as essências no óleo vegetal e realiza uma automassagem.

 

Aromas para melhorar dificuldades emocionais

 

Além de melhorar o estresse, a insônia e a ansiedade, a aromaterapia pode tratar diversas dificuldades emocionais. Veja as mais comuns e quais são as essências que podem ser utilizadas para cada caso:

 

Acalmar: lavanda, citronela, camomila, jasmim palmarosa, bergamota, pau rosa e  tangerina.

Aumentar a libido:  rosa, patchouli, ylang-ylang, jasmim, cardamomo e gerânio.

Melhorar o sono:  manjerona, laranja e lavanda.

Combater a depressão:  petitgrain, gerânio, rosa, tangerina, tomilho, bergamota, sálvia, esclareia e olíbano.

Disposição e energia:  manjericão, hortelã pimenta, pimenta negra, cardamomo, cravo, tomilho, canela, hortelã do Brasil e gengibre.

Melhorar a respiração:  eucalipto, tea ter, cipreste, hortelã pimenta e hortelã do Brasil.

Agora que você descobriu como a aromaterapia pode melhorar o seu dia, não deixe de aplicar essa técnica. Você pode espirrar as essências em um ambiente, colocar nas roupas ao lavar ou até mesmo depositar algumas gotas nas mãos e sentir o cheiro.

Caso você sofra com estresse, insônia, depressão e ansiedade, uma ótima forma para complementar a aromaterapia é utilizar um suplemento natural. Ele não causa dependência e nem traz sintomas indesejados para o corpo. Faça o teste e veja como esses problemas serão eliminados de sua vida.

 

Saúde Mental

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *